Você sabe o que é isso ?
Esse, meu amigo, é um dos maiores exemplos de marketing de conteúdo de todos os tempos.
Aposto que quando você ouve “marketing de conteúdo”, pensa em blogs, Twitter, Facebook e vídeos virais do YouTube.
No entanto, o marketing de conteúdo existe há muito mais tempo do que a Internet.
Claro, pode parecer uma nova estratégia, mas a verdade é que o marketing de conteúdo é um método testado e comprovado que resiste ao teste do tempo.
Você sabe por que funciona tão bem? Porque o marketing de conteúdo não é sobre vender para as pessoas: é tudo sobre contar histórias, e os humanos contam histórias desde que podem falar. Naturalmente, nossa atenção vai para os melhores contadores de histórias.
Por exemplo, quando a Hasbro e a Marvel cooperaram para lançar sua série de quadrinhos “ GI Joe – A Real American Hero! ” em 1982, eles tinham uma estratégia de marketing simples.
Eles queriam criar o que as figuras de ação de Star Wars da Kenner Toy Company já tinham: uma rica história de fundo para suas figuras de ação.
Dois meses após o lançamento da primeira revista em quadrinhos, cerca de 20% de seu público-alvo, meninos entre cinco e doze anos, tinham dois ou mais brinquedos GI Joe. Naquela época, a história em quadrinhos tinha apenas duas histórias.
Avançando sete anos, a série foi um dos títulos mais fortes da Marvel, e dois em cada três meninos na mesma categoria de idade possuíam pelo menos uma figura de ação GI Joe.
Como é usar o conteúdo para comercializar um produto?
Muita coisa mudou desde então, e o que funcionou nos anos 80 não funcionará necessariamente hoje. No entanto, com novos canais de marketing, como as mídias sociais, surgindo quase diariamente, as oportunidades estão surgindo.